Saiba tudo sobre a Alstroemeria Hybrida, mais conhecida como Astromélia no Brasil

 

A flor Astromélia é originária da América do Sul, especialmente no Chile, Brasil e Peru. Ela se desenvolve melhor em regiões com climas equatoriais, continentais, mediterrâneos, temperados e tropicais, pois precisa de muita luz para crescer saudável.

A cor da flor é rosa claro, mas pode variar se for geneticamente modificada. Seu nome científico é Alstroemeria hybrida, mas também é conhecida como Alstroméria, Carajuru, Lírio-de-Luna, Lírio-peruano, Lírio-dos-incas ou Masressilva-brasileira. Ela pertence à família das Alstroemeriaceae e é uma planta bulbosa.

Ficha técnica:

Nome Científico: Alstroemeria hybrida
Nomes Populares: Astromélia, Mini Lírio, Alstroeméria, Astroméria, Carajuru, Lírio-de-luna, Lírio-dos-incas, Lírio-peruano, Madressilva-brasileira, Madressilva-da-terra, Madressilva-de-canteiro
Família: Alstroemeriaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Anuais, Flores Perenes
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil, Chile, Peru
Altura: 40 a 70 centímetros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

 

Esta espécie tem caules retos e ramificados na base, que geralmente crescem de 20 a 25 cm de altura. As folhas nascem no topo dos galhos e são oblongas (com formato arredondado e mais compridas do que largas). Elas têm um comportamento incomum em botânica, pois ficam voltadas para cima. As flores têm seis pétalas iguais e duas diferentes, parecidas com os lírios, por isso dizemos que as astromélias são lírios em miniatura.

Astromélias: bonitas e cheia de significados

A astromélia é a flor da amizade eterna e da felicidade plena. É perfeita para presentear em qualquer ocasião e dar um toque de alegria em casa, no escritório ou no apartamento, seja em forma de arranjos ou plantada em vasos.

Ela também simboliza saudade e agradecimento, sendo muito usada quando queremos expressar afeto. Alguns apaixonados por flores dizem que as flores de astromélia até podem mudar o humor de uma pessoa que as lidam ou recebe, deixando-a mais tranquila, serena e feliz.

Independentemente da cor das suas flores, esta flor tem um significado especial. Cada uma das seis pétalas da astromélia representa uma característica importante: compreensão, humor, paciência, empatia, compromisso e respeito. Então, você pode escolher qual pétala representa cada qualidade e escrever um lindo bilhete explicando esse simbolismo para seus melhores amigos. O que acha?

Como cultivar uma alstroeméria?

A Alstroeméria deve ser plantada em locais com clima for temperado ou frio, é melhor evitar plantá-las no inverno, em qualquer época do ano. Elas florescem no verão e na primavera.

Muita gente nos pergunta nas nossas redes sociais se nós vendemos as plantas em vasos ou onde conseguir bulbos. Infelizmente, iguais às variedades encontradas nos mercados vai ser difícil.

Essas variedades foram desenvolvidas na Holanda através de muito estudo genético e cruzamentos para que se tornassem viáveis comercialmente, por isso são protegidas por contratos e patentes.

Variedades nativas são difíceis de serem encontradas no Brasil, pois a origem da alstroeméria, como dito anteriormente, é do Peru e Chile, mas caso consiga, a planta precisa de local com clima ameno mas ensolarado, com sombra durante a tarde. A terra deve ser de boa qualidade e bem solta, e o solo deve estar bem adubado, com composto orgânico ou adubo animal.

É recomendado fixá-las diretamente no solo, para que possam absorver mais nutrientes, mas escolha um local onde haja incidência constante de sol, pois as astromélias precisam de luz para crescer.

Essas flores no vaso gostam de adubações frequentes, o que faz com que elas floresçam bastante. Elas suportam o frio e até mesmo períodos curtos de estiagem, mas não aguentam geadas.

Tem espécies de astromelias para vários tipos de clima, que são anuais ou perenes, e que podem ser mais ou menos resistentes.

Algumas variedades precisam de rizomas resfriados na época de descanso e se reproduzem por sementes e divisão da planta.

As raízes são comestíveis, mas é preciso tomar cuidado porque algumas espécies em específico têm toxinas que podem ser prejudiciais se consumidas.

Se você plantar esta planta perto de outras, precisa tomar cuidado para ela não invadir outros canteiros. Esta flor precisa ser regada pelo menos duas vezes por semana.

 

Florada da Astromélia

As inflorescências das astromélias são terminais e compostas por um número variável de flores tubulares. Elas podem ser de várias cores e são adaptadas à polinização por abelhas.

As flores da astromélia têm seis pétalas iguais ou quatro pétalas iguais e duas diferentes, o que serve de sinalização para os polinizadores. Elas se parecem com as flores dos lírios, por isso são chamadas de “lírios em miniatura”.

Essas plantas podem ser cultivadas em maciços e bordaduras, mas são mais conhecidas como flores de corte.

As sementes produzidas são pequenas, duras e arredondadas.

 

Astromélia: a queridinha dos casamentos!

Buquê de noiva com Alstroeméria
Buquê de noiva com Alstroeméria

Astromélias são flores comuns em buquês por serem associadas a felicidade e amizade. Elas são muito usadas em buquês de noivas devido  a sua resistência e grande disponibilidade.

A beleza e a variedade de cores das astromélias à tornaram uma excelente alternativa para arranjos de mesa e entrada.

Além disso usar Astromélias na decoração do casamento atrai boas energias e felicidade ao casal.

 

Ainda mais curiosidades:

  • As astromélias florescem no final da primavera ou início do verão, então preferem climas mais quentes. Elas podem ser encontradas nas cores laranja, rosa, roxa, vermelha, amarela, branca ou salmão.
  • O nome dessa planta vem do botânico sueco Klas von Alstroemer, que foi aluno do famoso classificador botânico Linnaeus.
  • O gênero Alstroemeria inclui cerca de 50 espécies.
  • A maioria das astromélias modernas é cultivada em laboratório. Foram desenvolvidos muitos híbridos e cerca de 190 cultivares diferentes, com diferentes padrões e cores, incluindo branco, amarelo dourado, laranja, damasco, rosa, vermelho, roxo e lavanda.
  • As flores das astromélias não têm perfume e têm uma vida útil de cerca de duas semanas.
  • Nem todas as astromélias têm pétalas listradas.
  • Elas param de produzir flores se ficarem muito quentes.

Fique por dentro de tudo sobre Alstroemérias. Siga a Kero Flor no Instagram!

 

 

 

 

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *